sábado, 29 de setembro de 2012

MADELEINES


Faço madeleines rapidinho, e quando chegam visitas surpresas elas ficam prontas para sobremesa enquanto estamos saboreando o almoço. Além de serem deliciosas, são delicadas e podem ser servidas com  sorvete. 


INGREDIENTES

1 ovo extra
40g de açúcar refinado
15g de mel
50g de farinha de trigo
2g de fermento em pó
60g de manteiga sem sal

Pré-aqueça o forno a 200˚C.

Unte e polvilhe com farinha de trigo 12 forminhas para cupcakes (uso forminhas de silicone, que não precisam untar). Leve para geladeira enquanto prepara a massa.

Derreta a manteiga em banho-maria e mantenha aquecida (aqueça a água até começar a formar bolhas nas paredes da panela. Desligue o fogo e coloque a vasilha com manteiga. Depois de derretida, mantenha a vasilha na panela para manter aquecida até o momento de utilizar).

Peneire a farinha com o fermento.

Numa vasilha, quebre o ovo e bata bem (usei um fouet). Junte o açúcar e o mel e misture. Junte a farinha aí e misture. Por fim, despeje a manteiga quente e mexa bem até incorporar.
Distribua a massa nas cavidades e leve para assar por 8 a 10 minutos. Sirva quentinhas mas mesmo frias, estas madeleines se mantêm macias, apenas guarde em potes bem vedados! 

* Se quiser saborizar, adicione  raspas de limão ou laranja, no caso de chocolate, substitua 5g de farinha de trigo por cacau em pó e aumente o fermento para 3g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário